Alta demanda x escassez

Alta demanda x escassez

Alta demanda x escassez é o tema de 2020.

Primeiramente, percebemos o quanto somos dependentes um dos outros.

Apuração prévia da ABPO

A expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado foi de 334.325 toneladas em julho de 2020, volume superior em 7,9% em relação ao mesmo mês em 2019. Este é o novo recorde de expedição para série iniciada em janeiro de 2005.

Com a mesma quantidade dias úteis do ano anterior (27 dias úteis em julho de 2020 versus 27 dias úteis em julho de 2019), a produção por dia útil cresceu 7,9% para 12.382 t/d.u..

Considerando os dados livres de influência sazonal, a expedição de papelão ondulado subiu 6,0% em julho, para 320.257 toneladas. Sendo assim, o maior nível da série histórica desde junho de 2018, mês de recuperação da greve dos caminhoneiros.

Assim também, a expedição por dia útil nos dados sazonalmente ajustados foi de 11.861 t/d.u., 1,85% inferior a junho.

Ciclo de sustentabiliodade

Para que o ciclo de sustentabilidade do papel se complete, é preciso garantir que o produto usado e descartado retorne à fábrica em boas condições e na maior quantidade possível. Parte significativa dessa nobre função cabe aos aparistas.

Sendo eles, um ramo de atividade que congrega empresas de coleta, seleção, classificação e enfardamento de papel e papelão descartados, para fornecimento à indústria que produz papéis reciclados.

Com o fechamento de shoppings, lojas de rua, isso já proporciona uma queda. Principalmente na área de apara marrom. Acho que 50% das cooperativas foram fechadas no primeiro momento –, os sistemas de coletas seletivas paralisados.

É atípico. Houve perda de 50% do material que entravam nos aparistas. O mesmo tempo, isso realmente causou um problema sério. Aconteceu em um momento que a indústria ainda estava ativa. Sendo tanto a de papel sanitário, que consome muita apara branca, quanto a de papéis de embalagens, que consomem as aparas marrons

O que isso significa?

Caixas de embalagens estão na casa das pessoas.

Todas as coisas que a gente recuperava antes no supermercado, no ponto de venda. Imediatamente, agora haverão de ser recuperados na residência. Isso é um pouco complicado. Visto que sistemas de logística eficientes serão necessários. Assim como uma conscientização da população maior para que faça um retorno da caixa.

Então, se isso for uma tendência definitiva de aumento muito forte nas rendas on-line, o mercado vai passar por algumas reestruturações, teremos que fazer alguma coisa diferente para conseguir manter o nível de coleta de aparas que a gente vinha tendo antes da pandemia.

Mas Upaper, o que isso causa?

Nós respondemos.

Com a alta demanda de pedidos, a diminuição no retorno de aparas, a baixa na produção causada pelo fechamento temporário nas indústrias, a escassez é uma questão presente no segundo semestre desse ano.

Com isso, o aumento dos prazos de entrega e produção partindo da produção já é um fato, causando a o aumento dos prazos de entrega também no restante da cadeia produtiva.

Em suma, continuamos firmes em nosso processo e tentando, de todas as formas, contornar os percalços que a pandemia causa em todo o mundo. Em breve, todo o mercado será estabilizado.

Upaper, aqui a sua necessidade ganha forma.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *